Synallaxis cinerascens
SYNCIN - pi-puí
Anilha
E (D)
Penas: 10 primárias / 9 secundárias
Crânio: Não completa ossificação (atingindo no máximo 2 ou 3)
Estratégias de Muda: CBS
Mudas
FPJ: Completa
FPF: Completa
DPB: Completa
Idade e Sexo
FPJ - U: Sem informações diretas por ausência de registros fotográficos. Este é o único estágio em que todas as crescem simultaneamente. Por isso, as penas formadas apresentam qualidade inferior, com textura mais solta e aspecto geral de baixa resistência, típico de plumagem produzida durante o crescimento inicial. A cor da íris é cinza e o crânio pode variar entre estágio 0 e 1.
FCJ - U: Neste estágio, uma das características mais marcantes é a cor da íris, que costuma ser castanha acinzentada. O crânio pode estar completamente aberto (estágio 0) ou iniciando a pneumatização (estágio 1 ou 2). A presença de barras de falha e de crescimento alinhadas, consequência do crescimento simultâneo de todas as apenas, acrescentam para a determinação da idade.
FPF - U: A muda pré-formativa da espécie é completa, logo, todas as penas juvenis serão substituídas por penas formativas, dando origem a plumagem formativa. Nesta idade, é comum encontrar canhões de penas crescendo em todo o corpo e ter contraste entre penas antigas juvenis e penas novas formativas. A cor da íris é castanho-avermelhado, podendo apresentar tons acinzentados. O crânio pode variar entre os estágios 0 e 3.
M-FPF - U: O final de todas as mudas não juvenis pode ser confuso, dado a ausência de penas juvenis, á espécie não fechar nunca o crânio e a platicidade nos tons de cor da íris. Por isso, muitas vezes é difícil separar uma muda pré-formativa de uma muda pré-básica para a espécie. Nesses casos, classificamos como uma muda no mínimo pré-formativa.
M-FCF - U: Todas as penas juvenis foram substituídas por penas formativas, e por isso, a espécie não apresenta limite de muda. A partir deste momento, não ó possível diferenciar a plumagem formativia da plumagem definitiva básica. As penas, rm geral, possuem maior qualidade e maior densidade comparadas ás penas juvenis. As rectriz pontiaguas são característica da espécie, atenção para não confundir com penas juvenis. O ventre é acinzentado, e as penas de dorso castanhas e as penas da asa e cauda são castanho-avermelhadas. A espécie apresentam uma pequena faixa preta na garganta, remetendo a uma gravata. A íris varia entre castanho e castanho-avermelhado. O crânio desta espécie não pneumatiza completamente, atinge no máximo o estágio 3 e é comum encontrar com crânio 2.
Notas
Recomendamos bons registros da cor da íris, pois é uma característica chave na classificação de idade desta espécie.
Fontes
Monitoramento de Longo Prazo do Observatório de Aves da Mantiqueira Serra da Mantiqueira, Sudeste, Brasil. ( N=99).