Stephanophorus diadematus
STEDIA - sanhaço-frade
Anilha
F, G (H)
Penas: 9 primárias / 9 secundárias
Crânio: Completa ossificação (Completa em FCF/FCA, podendo reter janelas em DCB)
Estratégias de Muda: CBS / CAS
Mudas
FPJ: Completa
FPF: Incompleta
Limites de Muda: Alula, Primárias, Secundárias, Grandes Coberteiras, Coberteiras primárias
FPA: Parcial
Limites de Muda: Grandes Coberteiras
DPB: Completa
DPA: Parcial
Limites de Muda: Grandes Coberteiras
Idade e Sexo
FPF - U: Presença de penas juvenis azul acinzentadas com lavado esbranquiçado. Coroa começa a aparecer em FPF, ausente em FCJ. Penas juvenis da asa e rectrizes possuem cor preta desgastada e são pontiagudas. Crânio pode ser aberto ou fechado, nos estágios finais da muda.
FCF - U: Presença de limite de muda entre penas juvenis (baixa qualidade) e formativas (boa qualidade). As rectrizes e coberteiras das primárias em geral estão pontiagudas. O crânio pode ser encontrado tanto aberto como fechado. Possível variação da coroa entre sexos e plumagens. Iris castanha.
FCA - U: Semelhante ao FCF, com limite entre penas juvenis e penas formativas variando de acordo com a extensão da PF, mas geralmente entre as grandes coberteiras e coberteiras primárias. É possível perceber uma diferença de qualidade e intensidade de cor entre as penas juvenis e formativas. O limite entre penas formativas e penas alternas ocorre entre as grandes coberteiras, onde as penas alternas apresentam a borda azul e o preto mais marcados em comparação as penas formativas. Crânio pode ser encontrado aberto ou fechado. Iris castanha.
DCB - U: As penas são de boa qualidade, sem presença de limite de muda. O crânio já esta completamente fechado e a íris é castanha. Suspeita-se dimorfismo sexual nas características da coroa, onde a extensão do branco nos machos deve ser maior que a extensão do branco nas fêmeas. A extensão e intensidade da coroa também parecem variar com a idade. Tais diferenças ainda não são perceptíveis em nossos registros, mais estudos são necessários.
DCA - U: Muito parecido com o DCB, mas com limite de muda entre penas básicas e alternas (geralmente entre as grandes coberteiras). A parte azul das penas alternas são bem mais marcadas em comparação as penas básicas. O crânio já se encontra fechado, a iris castanha e as rectrizes truncadas.
Notas
Extensão da preformativa e prealterna parece ser variável entre indivíduos. Ainda resta muito a descobrir sobre a estratégia de muda desta espécie.
Fontes
Monitoramento de Longo Prazo do Observatório de Aves da Mantiqueira Serra da Mantiqueira, Sudeste, Brasil. ( N=42).