Trichothraupis melanops
TRIMEL - tiê-de-topete
Anilha
E, F (G)
Penas: 9 primárias / 9 secundárias
Crânio: Completa ossificação (Completa em FCF)
Estratégias de Muda: CBS
Mudas
FPJ: Completa
FPF: Parcial
Limites de Muda: Grandes Coberteiras, Grandes Coberteiras x Primárias, Alula
SPB: Completa
Idade e Sexo
FPJ - U: Este é o único estágio em que todas as penas de voo crescem simultaneamente — rémiges e retrizes — caracterizando uma muda completa. As penas formadas apresentam qualidade inferior, com textura mais solta e aspecto geral de baixa resistência, típico de plumagem produzida durante o crescimento inicial.
FCJ - U: Indivíduo inteiramente juvenil, sem limites de muda. Todas as penas são juvenis, de menor qualidade, com baixa densidade e textura mais solta. As retrizes são pontiagudas em vez de mais quadradas, como esperado em penas juvenis. Pode apresentar comissura labial ainda visível. Todas as capturas observadas até o momento apresentaram crânio incompleto.
FPF - U: Indivíduo passando para a plumagem formativa. Deve apresentar muda ativa no corpo e penas crescendo nas grandes coberteiras. Há contraste entre penas juvenis retidas e penas formativas novas. O crânio pode estar aberto (incompleto) ou já fechado (completo).
FCF - F: Presença de limite de muda entre penas juvenis (baixa qualidade) e formativas (boa qualidade). As rémiges e retrizes em geral apresentam ápices mais pontiagudos. As retrizes mostram barras de crescimento alinhadas ou barras de falha alinhadas. O crânio pode ser encontrado tanto aberto como fechado. Não apresenta coroa amarela. Possível variação sutil no tom geral do dorso e das coberteiras, mantendo plumagem predominantemente oliva-amarronzada (Brownish-olive).
FCF - M: Presença de limite de muda entre penas juvenis (baixa qualidade) e formativas (boa qualidade). As rémiges e retrizes em geral apresentam ápices mais pontiagudos. As retrizes mostram barras de crescimento alinhadas ou barras de falha alinhadas. O crânio pode ser encontrado tanto aberto como fechado. Apresenta coroa amarela bem evidente. Pode apresentar o rosto com tom castanho mais escuro. Possível variação sutil no tom geral do dorso e das coberteiras, mantendo plumagem predominantemente oliva-amarronzada (Brownish-olive).
DPB - M: Indivíduo trocando penas do corpo e da asa. A muda é simétrica e pode estar em fase intensa ou nas etapas inicial/final, com alguns canhões ainda aparentes. Observa-se contraste entre penas velhas e penas novas do ciclo definitivo básico. Apresenta máscara preta e coroa amarelo-brilhante.
DPB - F: Indivíduo trocando penas do corpo e da asa. A muda é simétrica e pode estar em fase intensa ou nas etapas inicial/final, com alguns canhões ainda aparentes. Observa-se contraste entre penas velhas e penas novas do ciclo definitivo básico. Não apresenta coroa amarela, mantendo coloração da cabeça em tons oliva-amarronzados(Brownish-olive).
DCB - F: Indivíduo em plumagem definitiva básica, sem limites de muda. Não apresenta coroa amarela nem máscara distinta. As penas de voo e coberteiras exibem boa qualidade, com maior densidade, bordas mais limpas e formato mais quadrado em comparação às penas juvenis. As retrizes possuem melhor qualidade estrutural, com ápices mais arredondados a levemente quadrados e ráquis escuro.
DCB - M: Indivíduo em plumagem definitiva básica, sem limites de muda. Apresenta coroa amarelo-brilhante bem definida e máscara negra nítida. As penas de voo e coberteiras mostram alta qualidade, com maior densidade, bordas mais limpas e formato mais quadrado em comparação às penas juvenis. As retrizes apresentam formato de melhor qualidade, com ápice mais quadrado, ráquis escuro e estrutura mais robusta.
SPB - F: Indivíduo em muda simétrica das penas de voo, apresentando também muda ativa no corpo. Observa-se contraste claro entre as penas juvenis remanescentes e as penas do plumagem básico em crescimento, estas de formato mais quadrado, com ráquis mais escuro e maior densidade.
SPB - M: Indivíduo em muda simétrica das penas de voo, apresentando também muda ativa no corpo. Observa-se contraste entre penas juvenis remanescentes e as penas do plumagem básico em crescimento, estas com formato mais quadrado, ráquis mais escuro e maior densidade. O macho já apresenta a máscara mais escura neste estágio.
Fontes
Monitoramento de Longo Prazo do Observatório de Aves da Mantiqueira Serra da Mantiqueira, Sudeste, Brasil. ( N=341).