wikimudas logo

WikiMudas

Phaethornis eurynome

PHAEUR - rabo-branco-de-garganta-rajada

Anilha

A (5.8mm)

Penas: 10 primárias / 6 secundárias

Corrugação do Bico (beija-flores): FCJ: ≥ 50%, DCB: <10%

Crânio: Sem registros

Estratégias de Muda: CBS

Mudas

  • FPJ: Completa

  • FPF: Completa, Parcial

    Limites de Muda: Grandes Coberteiras, Grandes Coberteiras x Primárias

  • DPB: Completa

Idade e Sexo

  • FPJ - U: Não temos dados nesta classe de idade para a espécie no OAMa. De forma geral, o esperado para identificar essa classe de idade seria observar muda das penas de remiges todas ao mesmo tempo e presença de >75% de corrugação de bico. Além disso, penas com características de juvenis, que em beija-flores em geral se caracteriza por uma borda acobreada.

  • FCJ - U: Alto porcentagem de corrugaçaõ de bico (>50%) e todas as penas do corpo e da asa juvenis. Penas juvenis caracterizadas por menor densidade, menor intensidade de cor, penas de voo mais pálidas, com coloração sutilmente mais clara em relação aos indivíduos definitivos. As primárias exibem uma pequena mancha branca discreta na ponta. Possível variação no tamanho de R1 e R2 entre idades? Mais estudos são necessários para quantificar.

  • FPF - U: Trocando penas juvenis por penas formativas no corpo e coberteiras. Incerteza sobre extensão de muda entre parcial ou completa, de forma que as remiges podemou não ser substituidades. Mas estudos de caso necessários para confirmação; Corrugação de bico esperada ser ainda bastante presente, em geral >50% (mas pode variar). Mais estudos de caso necessários para quantificar variação.

  • FCF - U: Ainda com incerteza quando a presença de limite de muda. Algumas capturas no OAMa foram identificadas com limite de muda nas grandes coberteiras ou entre grandes coberteiras e coberteiras primárias e com presença de penas juvenis retidas (remiges e coberteiras primárias), o que indicaria uma preformativa parcial. Mas outras capturas identificadas como FCF não tiveram limite de muda observado nem presença de penas juvenis retidas (o que indicaria uma preformativa completa). Em ambos os casos um caracter determinante para a idade FCF foi a presença da porcentagem >20% na corrugação de bico, uma vez que esperamos que indivíduos DCB tenham <10% de corrugação retida, caso tenham.

  • DPB - U: Trocando penas do corpo e da asa. Pode estar trocando intensamente ao começando/finalizando a troca, com apenas alguns canhoes ainda aparentes. A troca deve ser simétrica, e substitutindo penas não juvenis por penas juvenis. Caso esteja trocando penas juvenis por penas não juvenis, pode ser o caso de um FPF com extensão completa (à confirmar extenção de preformativa para a espécie) ou um SPB após um formativo que teve preformativa parcial. Para diferenciar um FPF de um SPB, a porcentagem de corrugação de bico deveria ser marcante, com maior % de corrugação de bico em um FPF do que em um SPB.

  • DCB - U: O dorso é verde-bronzeado, com penas de bordas ferrugíneas e o ventre pálido, um cinza-amarelado. Bochecas pretas com marcaso supercílio amarelo-pálido. A garganta é marcadamente rajada, com faixa central de penas pretas pálidas com margens amareladas, enquanto a região ventral é cinza-amarelada. A cauda possui rectrizes com margens brancas, sendo as centrais (R1) destacadamente alongadas. Não apresenta limites de muda, sendo a plumagem básica toda composta por penas não juvenis e de uma mesma geração, oriundas de uma muda prebásica completa. Corrugação de bico esperada <10%.

Notas

Ainda incerteza quanto à extensão da muda praformativa, e por isso indicamos tanto como parcial quanto como completa. Não significa que a espécie tenha possa realizar uma ou outra na mesma área de amostragem, apenas que não temos ainda a certeza para definir se é uma ou outra. Também suspeitamos de variação no comprimento de R1 e R2 entre os sexos e idades, mas ainda são necessários mais dados coletados para podermos analisar e quantificar a possível variação. Recomendamos a tomada de medida de R1 e R2.

Fontes

Monitoramento de Longo Prazo do Observatório de Aves da Mantiqueira Serra da Mantiqueira, Sudeste, Brasil. ( N=238).