Florisuga fusca
FLOFUS - beija-flor-preto
Anilha
A (2.22 mm)
Penas: 10 primárias / 6 secundárias
Corrugação do Bico (beija-flores): Sem registros
Crânio: Sem registros
Estratégias de Muda: CBS
Mudas
FPF: Completa
Idade e Sexo
FPJ - U: De forma geral, o esperado para identificar essa classe de idade seria observar muda das penas de remiges todas ao mesmo tempo e presença de >75% de corrugação de bico. Além disso, penas com características de juvenis, que em beija-flores em geral se caracteriza por uma borda acobreada.
FCJ - U: A plumagem juvenil é caracterizada pela presença de manchas castanho-avermelhadas na região lateral da face. No corpo, as penas exibem bordas castanho-avermelhadas, em contraste com as plumagens posteriores (formativa e definitiva básica), na qual as penas de corpo e asa são uniformemente pretas, com coberteiras com lavado de verde/esverdeado. As rectrizes já apresentam coloração branca. Espera-se uma alta porcentagem (>50%) de corrugação de bico ainda aparente.
FPF - U: Substituindo plumagem juvenil por plumagem formativa, com penas crescendo simetricamente no corpo e nas asas. Espera-se uma grande proporção (> 50%) de corrugação de bico ainda aparente neste momento.
FCF - U: Igual à MFCF, porém quando detectamos relevante porcentagem de corrugação de bico (>25%) e ausência de penas juvenis, podemos identificar o indivíduo como em sua plumagem preformativa. Caso tenha a mesma aparência mas sem corrugação de bico (<25%), recomendamos manter como MFCF, uma vez que indivíduos FCF podem já ter eliminado toda a corrugação de bico por desgaste, e neste caso são de aparência igual à um indivíduo DCB da mesma espécie.
M-FCF - U: Apresenta plumagem preta, com algumas partes exibindo reflexos esverdeados. As rectrizes são brancas bem destacadas, com borda preta e R1 também preta, de forma que o branco da causa fica evidente principalmente quando aberta. Sem presença de limite de muda nem penas juvenis retidas. Corrugação de bico <10%.
Notas
Especificação de tamanho de anilha: ⌀ = 2.22mm (Oniki, 1996) A ossificação do crânio ocorre de forma diferente em beija-flores em comparação com outros quase-passeriformes e passeriformes. Em vez de o crânio formar uma camada dupla, ele se torna mais espesso e menos translúcido com o tempo (Pyle 1997). Com experiência, a condição do crânio pode ser útil para determinar a idade de algumas aves (Stiles 1972, Pyle 1997), embora isso tenha sido questionado (Ortiz-Crespo 1972). De qualquer forma, as corrugações do bico fornecem um método muito mais fácil e confiável para a determinação da idade.
Fontes
Monitoramento de Longo Prazo do Observatório de Aves da Mantiqueira Serra da Mantiqueira, Sudeste, Brasil. ( N=21).