wikimudas logo

WikiMudas

Thalurania glaucopis

THAGLA - beija-flor-de-fronte-violeta

Anilha

A (5.8 mm)

Penas: 10 primárias / 6 secundárias

Corrugação do Bico (beija-flores): FPF: ≥ 30%

Crânio: Sem registros

Estratégias de Muda: CBS

Mudas

  • FPJ: Completa

  • FPF: Completa

  • DPB: Completa

Idade e Sexo

  • FPJ - U: Não temos dados nesta classe de idade para a espécie no OAMa. Mas de forma geral, o esperado para identificar essa classe de idade seria observar as penas rêmiges crescendo todas ao mesmo tempo e presença de >75% de corrugação de bico. Além disso, penas com características de juvenis, que em beija-flores em geral se caracteriza por uma borda acobreada.

  • FCJ - U: A plumagem juvenil distingue-se pela presença de penas de corpo com bordas ferrugíneas bem evidentes, de fácil reconhecimento. As penas de voo, por outro lado, apresentam textura e qualidade semelhantes às definitivas básicas, o que pode dificultar sua diferenciação. Corrugação de bico esperada >50%

  • FPF - M: Macho FPF está substituindo a plumagem similar a da fêmea por uma plumagem com aspecto do macho definitivo, com corpo verde iridescente, fronte violeta, rectriz azul escuro, e asas marrom escuro quase preto. Substituindo penas juvenis por penas formativas. É possível encontrar penas juvenis (com a borda ferruginea) e formativas no corpo da ave neste momento. A muda deve ser simétrica. O corrugação de bico deve ser ainda bastante aparente (>25%), mas isso pode variar entre indivíduos e momento em que a preformativa esta sendo analisada.

    FPF - F: Apresenta troca de penas juvenis por penas formativas branco-acinzentado no ventre, verde iridescente na cabeça e dorso, e asa marrom escuro quase preto. Cauda azul escuro com pontas brancas nas rectrizes mais externas. É possível encontrar penas juvenis (com a borda ferruginea) e formativas no corpo da ave neste momento. A muda deve ser simétrica. O corrugação de bico deve ser ainda bastante aparente (>25%), mas isso pode variar entre indivíduos e momento em que a preformativa esta sendo analisada.

  • FCF - M: Corpo verde iridescente, com fronte violeta. Cauda bifurcada azul escuro quase preta, sem as pontas brancas presentes nas rectrizes mais externas das fêmeas. Sem limites de muda e sem presença de pena juvenil. Indivíduos com >25% de corrugação de bico podem ser identificadas como FCF.

    FCF - F: Apresenta dorso verde iridescente, parte ventral variando do branco sujo ao cinza, e retrizes azul-escuras com pontas brancas. Sem limites de muda e sem presença de pena juvenil. Indivíduos com >25% de corrugação de bico podem ser identificadas como FCF.

  • M-FPF - F: Como em DPB, mas em que não seja possível identificar se as penas sendo substituidas são juvenis ou não.

    M-FPF - M: Como em DPB, mas em que não seja possível identificar se as penas sendo substituidas são juvenis ou não.

  • M-FCF - F: Apresenta dorso verde iridescente, parte ventral variando do branco sujo ao cinza, e rectrizes azul-escuras com pontas brancas, sem penas juvenis. Indivíduos nesta idade geralmente apresentam pouca ou nenhuma corrugação de bico (<25%).

    M-FCF - M: Corpo verde iridescente, com fronte violeta. Cauda bifurcada azul escuro quase preta, sem as pontas brancas presentes nas rectrizes mais externas das fêmeas. Sem limites de muda e sem presença de pena juvenil. Com pouca ou nenhuma corrugação de bico (<25%).

  • DPB - M: Substituindo penas não juvenis (formativas ou básicas definitivas) por penas básicas definitivas. Muda aparente no corpo e nas asas (primárias e secundárias). A muda deve ser simétrica. Corrugação de bico <10%. Corpo verde iridescente, fronte violeta, rectriz azul escuro, asas marrom escuro quase preto.

    DPB - F: Substituindo penas não juvenis (formativas ou básicas definitivas) por penas básicas definitivas. Muda aparente no corpo e nas asas (primárias e secundárias). A muda deve ser simétrica. Corrugação de bico <10%. Dorso e cabeça verde iridescente, ventre branco-acinzentado, rectriz azul escuro, asas marrom escuro.

Notas

Especificação de tamanho de anilha: Circunferência = 5.8mm; ⌀ = 1.84mm (Oniki, 1996) A ossificação do crânio ocorre de forma diferente em beija-flores em comparação com outros quase-passeriformes e passeriformes. Em vez de o crânio formar uma camada dupla, ele se torna mais espesso e menos translúcido com o tempo (Pyle 1997). O músculo da língua passa por cima do crânio para beija-flores, o que também dificulta a observação do crânio. Por isso, as corrugações do bico são um método confiável para a determinação da idade.

Fontes

Monitoramento de Longo Prazo do Observatório de Aves da Mantiqueira Serra da Mantiqueira, Sudeste, Brasil. ( N=234).