Heliodoxa rubricauda
HELRUB - beija-flor-rubi
Anilha
A (8 mm)
Penas: 10 primárias / 6 secundárias
Corrugação do Bico (beija-flores): M-FCF: ≤ 20, FCF: > 20
Crânio: Sem registros
Estratégias de Muda: CBS
Mudas
FPJ: Completa
FPF: Completa
DPB: Completa
Idade e Sexo
FPJ - U: Não temos dados nesta classe de idade para a espécie no OAMa. Mas de forma geral, o esperado para identificar essa classe de idade seria observar muda das penas de remiges todas ao mesmo tempo e presença de >75% de corrugação de bico. Além disso, penas com características de juvenis, que em beija-flores em geral se caracteriza por uma borda acobreada.
FCJ - U: Não temos dados nesta classe de idade para a espécie no OAMa. Presença de >75% de corrugação de bico. Além disso, penas com características de juvenis, que em beija-flores em geral se caracteriza por uma borda acobreada.
FPF - F: Troca de penas juvenis (com borda acobreada) por penas formativas (sem a borda acobreada). A muda deve ser simétrica. O corrugação de bico deve ser ainda bastante aparente (>25%), mas isso pode variar entre indivíduos e momento em que a preformativa esta sendo analisada.
FPF - M: Os indivíduos juvenis apresentam plumagem semelhante à das fêmeas adultas. Durante FPF, machos jovens começam a adquirir progressivamente (pena a pena) a garganta iridescente rubi. A muda deve ser simétrica. O corrugação de bico deve ser ainda bastante aparente (>25%), mas isso pode variar entre indivíduos e momento em que a preformativa esta sendo analisada.
FCF - F: Mesmo aspecto de plumagem de um indivíduo definitivo básico, não sendo possível diferenciar pela plumagem essas duas classes de idade. Porém, indivíduos com esse padrão de plumagem (sem limite de muda, sem penas juvenis) que ainda apresentem relevante proporção de corrugação de bico, >25% pelo menos, podem ser identificadas como FCF.
FCF - M: Machos jovens começam a adquirir progressivamente (pena a pena) a garganta iridescente rubi. Porém, indivíduos com esse padrão de plumagem (sem limite de muda, sem penas juvenis) que ainda apresentem relevante proporção de corrugação de bico, >25% pelo menos, podem ser identificadas como FCF.
M-FPF - M: Como em DPB, mas em que não seja possível identificar se as penas sendo substituidas são juvenis ou não.
M-FPF - F: Como em DPB, mas em que não seja possível identificar se as penas sendo substituidas são juvenis ou não.
M-FCF - F: A fêmea possui dorso verde e ventre vermelho-acastanhado, sem as colorações iridescentes marcantes na garganta ou fronte observadas no macho. Com pouca ou nenhuma corrugação de bico (<25%). Como indivíduos FCF podem já ter eliminado toda a corrugação por desgaste, não podemos confirmar que a ausência de corrugação de bico com essa plumagem define um DCB, então utilizamos MFCF.
M-FCF - M: O macho apresenta plumagem verde, com o dorso que transita do verde para o castanho-avermelhado com reflexo acobreado, semelhante ao observado nas rectrizes. A garganta exibe coloração vermelha intensa (rubi), em contraste com o fronte verde iridescente. Caso apresente a mesma aparência, porém com pouca ou nenhuma corrugação de bico (<25%), recomenda-se mantê-lo como MFCF.
DPB - F: Substituindo penas não juvenis (formativas ou básicas definitivas) por penas básicas definitivas. Muda aparente no corpo e nas asas (primárias e secundárias). A muda deve ser simétrica. Corrugação de bico <10%. Dorso verde e ventre vermelho-acastanhado, sem as colorações iridescentes marcantes na garganta ou fronte observadas no macho.
DPB - M: Substituindo penas não juvenis (formativas ou básicas definitivas) por penas básicas definitivas. Muda aparente no corpo e nas asas (primárias e secundárias). A muda deve ser simétrica. Corrugação de bico <10%. A garganta exibe coloração vermelha intensa (rubi), em contraste com o fronte verde iridescente.
Notas
Especificação de tamanho de anilha: Circunferência = 8mm; ⌀ = 2.54mm (Oniki, 1996) A ossificação do crânio ocorre de forma diferente em beija-flores em comparação com outros quase-passeriformes e passeriformes. Em vez de o crânio formar uma camada dupla, ele se torna mais espesso e menos translúcido com o tempo (Pyle 1997). De qualquer forma, as corrugações do bico fornecem um método muito mais fácil e confiável para a determinação da idade.
Fontes
Monitoramento de Longo Prazo do Observatório de Aves da Mantiqueira Serra da Mantiqueira, Sudeste, Brasil. ( N=44).