Baryphthengus ruficapillus
BARRUF - juruva
Anilha
J, L, M
Penas: 10 primárias / 11 secundárias
Crânio: Completa ossificação ()
Estratégias de Muda: CBS
Mudas
FPJ: Completa
FPF: Parcial
Limites de Muda: Grandes Coberteiras
DPB: Completa
Idade e Sexo
FPJ - U: Sem capturas/informações deste estágio.
FCJ - U: Similar ao padrão das plumagens subsequentes, porém com cores mais pálidas, menos vibrantes e menos marcadas (https://www.wikiaves.com.br/3649028). Mascara preta já presente, mas mancha preta no peito ausente ou pouco definida. Penas de corpo visivelmente menos densas.
FPF - U: Sem capturas/informações deste estágio. No entando, sabemos que sua preformativa é parcial, de forma que durante uma muda preformativa o indivíduo estará substituindo penas do corpo até grandes coberteiras, retendo primárias, secundárias e coberteiras primárias.
FCF - U: Similar ao padrão das plumagens subsequentes, porém com limite de muda decorrente de uma preformativa parcial presente entre grandes coberteiras, possivelmente com apenas algumas ou nenhuma das grandes coberteiras juvenis substituidades. Recomendado avaliar limite de muda entre médias ou até pequenas coberteiras. Máscara preta presente, e mancha preta no peito presente mas menos marcada.
DPB - U: Trocando penas do corpo e da asa. Pode estar trocando intensamente ou começando/finalizando a troca, com apenas alguns canhões ainda aparentes. A troca deve ser simétrica.
DCB - U: Plumagem com cores marcadas e vivas, sem limite de muda, grandes coberteiras uniformas e com boa densidade. Máscara preta e mancha preta no peito bem marcadas. Iris vermelho escuro (dark red).
Notas
Ambos os sexos incubam e, portanto, devem desenvolver placas de incubação (Johnson e Wolf 2018). Dessa forma, não se deve utilizar presença de placa de incubação para determinação de sexo para esta espécie. A ossificação é completa, mas não temos informações de quando isso ocorre. Dentre as capturas da espécie na base de dados do OAMa, nenhuma foi identificada com ossificação menos que completa. Em 6 eventos de captura a ossificação foi identificada como completa e em 6 eventos de captura da espécie a ossificação não pode ser avaliada/identificada.
Fontes
Monitoramento de Longo Prazo do Observatório de Aves da Mantiqueira Serra da Mantiqueira, Sudeste, Brasil. ( N=12).