Rhopias gularis
RHOGUL - choquinha-de-garganta-pintada
Anilha
E (F, D)
Penas: 10 primárias / 9 secundárias
Crânio: Completa ossificação ()
Estratégias de Muda: CBS
Mudas
FPJ: Completa
FPF: Parcial
Limites de Muda: Grandes Coberteiras
DPB: Completa
Idade e Sexo
FCJ - U: Sem capturas/informações deste estágio.
FPF - U: Sem capturas/informações deste estágio. No entando, sabemos que sua preformativa é parcial, de forma que durante uma muda preformativa o indivíduo estará substituindo penas do corpo até grandes coberteiras, retendo primárias, secundárias e coberteiras primárias.
FCF - U: Apresentam penas formativas em todo o corpo e nas coberteiras. Limite de muda visível entre as grandes coberteiras, com as penas juvenis em preto mais claros e as penas formativas em preto mais escuros, ambas com a borda da pena em amarelo creme, mas também com diferença no contraste da cor entre penas juvenis e formativas. É possível encontrar o crânio com nível de pneumatização desde 3 (incompleta) a 5 (completamente pneumatizado). A garganta pintada já é bem marcada. Iris castanha.
DPB - U: Trocando penas do corpo e da asa. Pode estar trocando intensamente ou começando/finalizando a troca, com apenas alguns canhões ainda aparentes. A troca deve ser simétrica.
DCB - U: O padrão de plumagem segue semelhante com o FCF, porém sem a presença de limite de muda. Penas do dorso, rêmiges e rectrizes em tons castanho-amarronzados, cinza no ventre, coberteiras pretas com a borda amarelo-creme (as vezes em tons próximos a branco) com a garganta pintada entre tons pretos e brancos. Crânio completamente pneumatizado. Iris castanha.
Notas
Sem dimorfismo aparente. No entanto, recomendado avaliar e tomar notas do padrão de pintas brancas na garganta preta para avaliar possível variação entre machos e fêmeas e idades.
Fontes
Monitoramento de Longo Prazo do Observatório de Aves da Mantiqueira Serra da Mantiqueira, Sudeste, Brasil. ( N=60).